Utilizar um
viscosímetro para saber a viscosidade de um fluido pode ser muito importante quando você precisa medir a viscosidade.
Muitas medidas de controle de qualidade são baseadas na viscosidade. Por exemplo, para manter uma qualidade consistente, um produtor de ketchup precisa manter a viscosidade adequada, de modo que o consumidor termine com o produto como pretendido.
A tinta precisa se espalhar corretamente, mas não deve pingar do pincel. A tinta deve sair de um bico de maneira precisa.
Em outros casos, o projeto e a engenharia de equipamentos e sistemas devem levar em consideração a viscosidade para garantir que funcionem conforme necessário.
O dimensionamento de bombas e misturadores depende do projeto e da potência do equipamento para lidar com uma determinada viscosidade.
Muitos tipos diferentes de viscosímetro e outros dispositivos de medição de viscosidade são usados ??para medir a viscosidade para vários tipos de fluidos e unidades de medida.
Abaixo estão seis tipos de dispositivos de medição de viscosidade a serem considerados:
Viscosímetro de Copo.
As várias formas de copos de viscosidade usam a gravidade para permitir que um fluido flua através de um orifício localizado na parte inferior em uma quantidade precisa, que pode ser medida ao longo do tempo para calcular um valor de viscosidade. Os copos de viscosidade mais comuns são os copos Ford, Ford Dip e Zahn.
Viscosímetro de bola em queda.
Um viscosímetro de bola caindo mede a viscosidade dos fluidos e algumas unidades também podem medir a viscosidade dos gases.
Consistômetros.
O consistômetro é uma calha de metal com graduações que mede os materiais viscosos à medida que fluem em declive com o próprio peso. Eles são usados ??principalmente para medir a viscosidade da tinta para garantir a conformidade com as especificações militares.
Os consistômetros também funcionam bem para muitas aplicações em alimentos, como xaropes, geleias e molhos, bem como cosméticos. Consistência, viscosidade e taxas de fluxo podem ser verificadas em relação aos padrões estabelecidos.
O consistômetro não mede realmente os valores de viscosidade diretamente: sua medição é baseada em quão longe um fluido irá fluir em uma inclinação em um determinado período de tempo. Isso pode ser correlacionado à viscosidade usando padrões estabelecidos. Os usuários podem desenvolver seus próprios padrões e procedimentos específicos para o produto testado. Embora os consistômetros não possam ser usados ??com todas as amostras, a baixa manutenção e a facilidade de uso os tornam muito populares.
Viscosímetros capilares de vidro.
Um viscosímetro capilar de vidro é usado em conjunto com métodos de teste que estão em conformidade com um determinado ASTM. Uma ampla gama de viscosímetros capilares de vidro está disponível, incluindo Ubbelhode, Cannon-Fenske e Zeitfuchs.
Viscosímetros de vibração diapasão.
Apresentando um nível de 1% de leitura, um viscosímetro de vibração do diapasão oferece um alto nível de precisão. Isso mede a viscosidade detectando a corrente elétrica motriz necessária para ressoar duas placas de sensor em uma frequência constante.
Um viscosímetro rotacional acomoda uma ampla faixa bem em milhões de centipoise e é considerado o tipo mais versátil de viscosímetro.