Leitora de Microplaca
Uma leitora de microplaca é um instrumento de laboratório usado para medir reações químicas, biológicas ou físicas, propriedades e analitos dentro do poço de uma microplaca.
Uma microplaca consiste em pequenos poços nos quais ocorrem reações separadas. Essas reações convertem a presença de um analito ou a progressão de processos bioquímicos em sinais ópticos. O leitor de microplaca detecta esses sinais e, assim, quantifica o parâmetro de interesse.
Os cientistas das ciências biológicas e da indústria farmacêutica se esforçam para melhorar os processos laboratoriais de rotina e a eficiência usando produtos ou instrumentos capazes de economizar tempo.
Uma leitora de microplaca pode processar até 3456 amostras em minutos ou mesmo segundos. Um leitor de placas ajuda a minimizar o tempo operacional e a economizar custos com reagentes, permitindo que os pesquisadores dediquem mais tempo à análise de dados e à geração de percepções acionáveis.
Para que é usado uma leitora de microplaca?
Uma leitora de microplacas é usada para a quantificação de vários ensaios biológicos e químicos em uma microplaca. Hoje em dia, a disponibilidade de uma infinidade de kits de reagentes permite a exploração de um leitor de microplaca em diferentes campos e para muitas aplicações diferentes.
Além da pesquisa biológica, bioquímica e farmacêutica, tanto em ambientes acadêmicos quanto industriais, os leitores de placas também são usados ??em pesquisas ambientais e na indústria de alimentos ou cosméticos.
Princípio de funcionamento de um leitor de microplaca.
Um leitor de microplaca detecta sinais de luz produzidos por amostras que foram pipetadas para uma microplaca. As propriedades ópticas dessas amostras são o resultado de uma reação biológica, química, bioquímica ou física. Diferentes reações analíticas resultam em diferentes mudanças ópticas usadas para análise. Absorbância, intensidade de fluorescência e luminescência são os modos de detecção mais populares e usados ??com mais frequência em laboratórios de todo o mundo.
As medições baseadas em microplaca detectam sinais de luz produzidos por uma amostra, convertidos por uma amostra ou transmitidos por uma amostra.
O sinal é medido por um detector, geralmente um tubo fotomultiplicador (PMT). PMTs convertem fótons em eletricidade que é então quantificada pelo leitor de microplaca. A saída desse processo são os números pelos quais uma amostra é quantificada.
Dependendo da natureza das mudanças do sinal óptico durante uma reação e, consequentemente, do modo de detecção, as amostras podem precisar ser excitadas pela luz em comprimentos de onda específicos.
Essa luz geralmente é fornecida por uma lâmpada de flash de xenônio de banda larga. Para permitir a excitação da amostra apenas por comprimentos de onda específicos, a luz produzida pela lâmpada é selecionada por um filtro de excitação específico ou monocromador.
Para aumentar a sensibilidade e especificidade, filtros ou monocromadores são igualmente empregados no lado da emissão / detecção. Geralmente, eles são colocados entre a amostra e o detector.
Onde Posso Comprar Leitora de Microplaca?
Na Prolab é possível encontrar diversos modelos para o equipamento em questão. Possuímos uma equipe especializada que atende ao mercado laboratorial a quase 40 anos. Entre em contato conosco, estaremos no seu aguardo.