Membrana Filtrante
A filtração por membrana filtrante utiliza pressão para forçar a água ou qualquer outro tipo de fluido transportador através de uma membrana porosa ou semipermeável. Esse processo separa o material particulado que está suspenso dos componentes solúveis e fluidos.
As membranas de filtração são filmes microporosos que possuem classificações específicas para seus tamanhos de poros. Estes também são conhecidos como filtros microporosos, telas ou peneiras, e mantêm os microrganismos ou partículas maiores que o tamanho de seus poros através do processo de captura de superfície. Por outro lado, quaisquer partículas menores que o tamanho dos poros do filtro de membrana são normalmente mantidas por outros tipos de mecanismos.
Tipos de membranas filtrantes
Existem diferentes tipos de membranas filtrantes disponíveis no mercado. Diferentes empresas e fabricantes criam produtos diferentes. É melhor aprender sobre os tipos de filtros de membrana para que você saiba exatamente o que atenderá às suas necessidades.
Ésteres de celulose misturados
Esses filtros incluem acetato de celulose e nitrato de celulose. Eles são altamente porosos, puros e têm um tempo de umedecimento rápido. São filtros de membrana padrão usados ??para diferentes aplicações em laboratórios, como monitoramento de ar, análise de contaminação, microbiologia e esterilização de fluidos biológicos.
Acetato de celulose
Esse tipo de membrana filtrante inclui diacetato e triacetato de celulose. São esterilizáveis, possuem alta resistência e baixa carga estática. Você pode usar esses filtros de membrana para aplicações como citologia diagnóstica, filtragem de soluções enzimáticas, estudos que envolvem ligação ao receptor e recuperação aprimorada de organismos gram-positivos exigentes.
Acetato de celulose revestido
Esses filtros incluem acetato de celulose que é moldado no suporte de poliéster que não é tecido. Esses filtros de membrana têm uma matriz de baixa carga estática juntamente com compatibilidade química aprimorada. Esses filtros são normalmente usados ??como um pré-filtro ou filtro de clarificação.
PTFE hidrofílico
Esses filtros têm pH e resistência química máximos. Quando molhados, eles são opticamente transparentes e fornecerão altas taxas de fluxo. Você pode usar esses filtros de membrana para HPLC e outros tipos de misturas de solventes orgânicos e aquosos.
PTFE hidrofóbico
Esses filtros são altamente porosos, finos e se comportam como membranas retentivas absolutas. Eles permanecem inertes mesmo com bases fortes, ácidos fortes e solventes quimicamente agressivos. Você pode usar esses filtros de membrana para esterilizar gases, ventilar gás e ar ou para clarificar e esterilizar ácidos fortes ou solventes que não são compatíveis com outros filtros de membrana.
Nylon
Estes são filtros de membrana muito fortes que são resistentes ao calor e inerentemente hidrofílicos. Também são compatíveis com solventes e soluções alcoólicas e aquosas. Você pode usar esses filtros para preparação de amostras por HPLC, desgaseificação a vácuo e para clarificação e esterilização por filtro de soluções de solventes orgânicos e aquosos.
Policarbonato
São opticamente translúcidos e possuem poros cilíndricos extremamente uniformes. São estáveis, possuem resistência química superior e estabilidade térmica adequada. Você pode usar esses filtros de membrana para microscopia de epifluorescência, microscopia eletrônica, microscopia de luz e testes de esterilidade e bebidas.
Procedimentos onde você pode usar a membrana filtrante
Os filtros de membrana podem ser muito úteis para diferentes propósitos. Normalmente, o filtro de membrana que você escolhe depende de quais tipos de procedimentos você planeja usá-lo. Aqui estão alguns procedimentos onde você pode usar esses filtros:
Filtração de fluxo cruzado
Este procedimento é usado principalmente na indústria alimentícia. É uma tecnologia de filtragem para líquidos turvos, como vinho, suco e muito mais. Às vezes, também é usado em diálise.
Microfiltração
O material da superfície do filtro para este procedimento pode ser de aço inoxidável, tecido têxtil ou plástico. Este procedimento é normalmente usado em aplicações de biotecnologia, para separar emulsões água-óleo ou para separar hidróxidos ou óxidos coloidais.
Nanofiltração
Este procedimento utiliza baixas pressões e filtros de membrana com poros maiores. Este procedimento é muito útil em tratamentos realizados para água potável, como eliminação de metais pesados ??e amaciamento da água.
Ultrafiltração
Este procedimento é normalmente utilizado para separação de proteínas ou para esterilização a frio na indústria farmacêutica. Também é útil para a limpeza de águas residuais e recuperação de metal no campo da metalurgia.
Osmose Inversa
Este é um processo acionado por pressão em que a pressão realmente reverte o processo natural de osmose. É normalmente usado para tratar água de processo, potável e de aquário. Também pode ser bastante útil para a produção de concentrados de suco e tratamento de águas residuais.